RECEBA AS ATUALIZAçOES POR EMAIL

Insira seu email:

(o email para confirmar a ativaçao pode cair na sua caixa de spam. Verifiche-a.)

domingo, 9 de novembro de 2008

JOSé BORBA (PMDB-PR)


DEPUTADOS ENVOLVIDOS NO MENSALAO GARANTEM O
"DIREITO"
DE RECEBEREM APOSENTADORIA (a mais baixa de R$ 4.300!!)


Fonte: site da Veja:

(http://veja.abril.com.br/noticia/arquivo-2006/ex-deputados-garantem-aposentadoria-334469.shtml)


Foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial a concessão de aposentadoria ao ex-líder do PMDB e ex-deputado José Borba (PR), que renunciou para não ser cassado pelo envolvimento no esquema do mensalão. Na semana que vem, deve ser concedida também aposentadoria ao ex-deputado e ex-líder do PT na Câmara Paulo Rocha (PA), que também renunciou pelo mesmo motivo.

A renúncia de Rocha ocorreu na véspera de ser instaurado processo contra ele no Conselho de Ética da Câmara. Segundo a CPI dos Correios, o ex-líder petista recebeu 420.000 reais de contas do empresário mineiro Marcos Valério Fernandes de Souza, considerado operador do mensalão, e admitiu ter recebido dinheiro para pagamento de contas de campanha no Pará. José Borba foi acusado de ter sacado pelo menos 1,1 milhão das contas de Valério.

Enquanto Borba terá direito a uma aposentadoria em torno de 5.500 reais, Rocha deverá receber apenas em torno de 4.300 reais. O cálculo é feito de acordo com o valor e o tempo de contribuição para o extinto Instituto de Previdência dos Congressistas (IPC), extinto em 1999, e o atual Plano de Previdência Social do Congressistas.

O ex-deputado Valdemar Costa Neto, presidente do PL, que também renunciou antes da abertura de processo de cassação, já se aposentou e recebe por mês 5.400 reais.

O primeiro que pediu o benefício foi o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), autor das denúncias sobre o "mensalão", que foi cassado pelo plenário da Câmara e, portanto, não poderá concorrer a cargos eletivos nos próximos oito anos. Mesmo assim, Jefferson conseguiu aposentar-se pela Câmara, recebendo 8.800 reais por mês. A aposentadoria para deputados cassados já havia sido concedida em outros casos, como o do ex-presidente da Câmara Ibsen Pinheiro (RS), que perdeu o mandato em 1994, mas recebe hoje 4.600 reais mil por mês.

Os parlamentares aposentados que renunciaram ao mandato para fugir da cassação podem ser candidatos já nas eleições deste ano. Se forem eleitos, continuarão recebendo a aposentadoria da Câmara e mais o salário de deputado. Os que foram cassados não podem concorrer às eleições deste ano, mas continuam com o benefício pelo resto da vida. Segundo a assessoria jurídica da Mesa da Câmara, a aposentadoria é um direito do parlamentar que contribuir para o Instituto de Previdência.


Ainda bem que tudo somado os pobres tem muito mais "DIREITOS": a morrer de fome, a morrer na fila do SUS, a ficar quieto
.... do contràrio é capaz de parar no xadrez por difamaçao.....

Nenhum comentário: