RECEBA AS ATUALIZAçOES POR EMAIL

Insira seu email:

(o email para confirmar a ativaçao pode cair na sua caixa de spam. Verifiche-a.)

sábado, 5 de dezembro de 2009

BERLUSCONI acusado de ser cùmplice da mafia

fonte:
http://www.publico.clix.pt/Mundo/mafioso-arrependido-implica-silvio-berlusconi-em-vaga-de-ataques_1412681


Gaspare Spatuzza é um ex-assassino da Cosa Nostra, arrependido transformado em informador. Hoje teve o seu dia em tribunal e afirmou que os atentados que o seu chefe, Giuseppe Graviano, lhe encomendou em 1993 pararam quando este lhe disse que já tinham o país nas mãos “porque Dell’Utri e Berlusconi são pessoas sérias e não como os inúteis socialistas que apoiávamos antes”.

É Marcello Dell’Utri, senador siciliano e um dos mais antigos aliados de Silvio Berlusconi, que está a ser julgado. Foi condenado a nove anos de prisão por associação mafiosa e recorreu.

“Graviano disse-me que tínhamos obtido o que queríamos graças à seriedade das pessoas que nos tinham ajudado... mencionou dois nomes, chamando a Berlusconi o ‘homem do Canal 5’ [uma das televisões do primeiro-ministro]”, disse Spatuzza na audiência do recurso.

A vaga de atentados a que se referiam as conversas entre Graviano e seu então braço-direito matou dez pessoas em diferentes cidades ao longo de 1993. Foi nesse ano que Berlusconi e Dell’Utri, entre outros, decidiram criar o partido Força Itália. Meses depois, já em 1994, concorriam a eleições e chegavam ao poder.

Berlusconi está acusado de suborno e corrupção, mas não é investigado neste processo. Nem ele nem o senador se mostraram preocupados. Membros do Governo fizeram saber que ontem Berlusconi participou “tranquilo” num conselho de ministros, denunciando uma vingança por todos os mafiosos que tem posto atrás das grades. “Claro que está calmo. Tem mais medo da mulher do que de Spatuzza”, disse Dell’Utri, numa referência ao divórcio do primeiro-ministro.

No tribunal de Palermo, a sessão teve ar de coisa grave: Spatuzza foi ouvido atrás de um biombo branco com polícias nas várias pontas, dentro de uma sala instalada num bunker subterrâneo.

Nenhum comentário: