RECEBA AS ATUALIZAçOES POR EMAIL

Insira seu email:

(o email para confirmar a ativaçao pode cair na sua caixa de spam. Verifiche-a.)

sexta-feira, 2 de abril de 2010

TORTURA NO BRASIL...









Depois a classe media, ignorante como uma mesa, nao sabe por que esses garotos e homens nao dao mais valor pela vida dos outros. Quem sabe colocando-se no lugar deles veriam o mundo de forma diferente. Quem sabe estudando um pouco de historia ou procurando ter bom senso veriam que grande parte do nosso povo é descendente de negros trazidos para o Brasil com a força e com a tortura. E depois, com a publicitaria mas ineficaz aboliçao da escravidao, eles se tornaram ainda mais desprotegidos, pois foram simplesmente abandonados sem um minimo de auxilio ou formaçao. E o resultado dessa politica burguesa e elitista nòs temos que enfrentar todos os dias nas ruas, com o medo da micro-criminalidade que com certeza complessivamente faz muito menos danos que a criminalidade do colarinho branco (politica) sobre o qual ninguém fala, que raramente é punida e que leva a populaçao à miséria.

Seria até de acordo com a tortura se fosse utilizada com o papa (que esconde dinheiro da mafia na banca Vaticana - livro Vaticano SPA - e nao permete à justiça italiana de investigar a lavagem de dinheiro, que escondeu e despistou os casos de padres pedofilos e que é acusado nos EUA, mas nao é processado por que tem imunidade como chefe de estado, como Berlusconi!), ou torturar banqueiros e politicos como Arruda, ACM e tantos outros. Ou seja, com aqueles que tiveram oportunidade na vida, que puderam estudar, ter uma familia como base e proteçao, mas que mesmo assim preferem roubar a coletividade para aumentar o seu status quo. Agora a tortura contra muitos que passaram a vida virando latas de lixo para comer e catando papel e jornal para se esquentar nas noites frias é coisa de uma sociedade que ultrapassou o limite da loucura. De uma sociedade composta de individuos alienados por uma cultura criada por uma elite de pessoas, as quais Toynbee chamava de classe criativa e classe obediente.

Para combater a ignorancia sugiro ler "Rota 66" de Caco Barcellos - que com certeza nao é um comunista - ou entao antes de falar dos criminosos e condena-los sugiro que leiam o livro "O que é violencia urbana" de Régis de Morais. Cito un trecho no qual ele relata os tratamentos recebidos pelos menores da FEBEM (p. 72-74) :

"Esta é a triste e dolorosa relação das torturas e maus-tratos:
1) o pau-de-arara, em que o menor é amarrado e espancado com as mãos presas;
2) ajoelhar em grãos de milho e ficar nesta posição durante um bom tempo;
3) agressão com rodos em chuveiros;
4) violência com cassetetes de madeira camuflados com uma capa de borracha;
5) os castigos em cubículos individuais, onde a ventilação é péssima e o desespero do
menor fatalmente o leva a tentar o suicídio;
6) os espetos de varas finas que servem para espicaçar o menor em várias partes do corpo, principalmente os órgãos sexuais;
7) os choques (elétricos), em certas unidades conveniadas;
8) as drogas para acalmar os mais violentos e que paralisam as pernas evitando movimentação;
9) os espancamentos conhecidos pela terminologia "ir à missa", onde os garotos apanham nus;
10) a tática de acordar o menor de madrugada, levá-lo para uma sala isolada e aplicar-lhe surras de "aprendizado especial";
11) isolamento em "cafuas", espécie de cadeia medieval e que em algumas unidades sempre existiram em locais subterrâneos;
12) a tática dos "telefones", que consiste em dar tapas com as duas mãos sobre os ouvidos e que leva invariavelmente a problemas de surdez para o resto da vida;
13) a tática do afogamento parcial para intimidar;
14) a tática de deixar os garotos seminus e levá-los a sessões denominadas psiquiátricas; 15) dar tapas na frente dos outros, o que leva à humilhação; 16) chamar a atenção em voz alta seguido de socos e pontapés;
17) puxar cabelos e orelhas do menor que cometeu alguma infração;
18) os estupros, com aquiescência dos funcionários;
19) o uso de chicotes para agredir;
20) a tática de vendar os olhos e espancar;
21) agredir o menor e depois isolá-lo em celas onde estrategicamente são colocados vidros para que ele tente o suicídio;
22) o uso de menores para tráfico de entorpecentes, para assaltos e com resultados repartidos;
23) 'bananinha' para dar choques elétricos, de 110 a 220 volts, no interior da pessoa" (a peça "bananinha" é introduzida no ânus)."

Em outro trecho descreve o relato de um guri (p. 68):

"Com sete anos, morava em Itaquera com minha mãe, meu pai e oito irmãos. Um dia fui na venda da esquina pegar o pão. Na volta, lá em casa estava tudo cercado de polícia. Eles gritaram para minha mãe e meus irmãos saírem que iam abrir fogo. Coisa do meu pai. Minha mãe custou a sair. Os garotos foram logo pra rua chorando. A polícia abriu fogo. Acertaram a mãe correndo ensangüentada até na minha frente. Depois meu pai. Levou um monte de tiros. Morreu na hora. Me lembro que um tempo depois eu estava indo pra Bahia com uns parentes meus, num trem grande, cheio de gente. Aí um cara olhou pra mim e perguntou por que eu estava chorando."

SE VE QUE é HORA DE PERGUNTARMOS PRIMEIRO A NòS MESMOS POR QUE ESTAO ROUBANDO/CHORANDO AO INVéS DE USAR A SOLUçAO MAIS FACIL E HIPOCRITA QUE é SIMPLESMENTE ACUSAR!!!



2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo que o sistema é falho, que a miséria é grande, que o governo é o pior possível.

Mas não venha me dizer que a maioria dos detentos deste presidio estão lá por um engano, não venha me dizer que eles merecem um tratamento digno.

POIS ELES NÃO SÃO DIGNOS.

Conheci um presidio no Rio Grande do Sul que dava comida de Restaurante para os detentos.

Enquanto isso um pai de família que trabalhava catando latinhas por não ter tido instrução nenhuma voltava pra casa com um saco de pão velho "DOADO POR ALGUÉM DE BOM CORAÇÃO" como a única refeição da família no dia.

Acho realmente desnecessário este tipo de tratamento aos detentos, mas acho completamente irritante os 500 reais mensais "supostamente gastos" com cada detento do sistema carcerário do Brasil.

Sei que nosso sistema é falho, intendo a revolta contra as crueldades existentes no nosso país.

E não venham me dizer que foi falta de oportunidade, porque o crime não é o pior e sim o mais fácil.

Vi muitas coisas ruins nesta vida e sei que quem entra nesta vida não arranja um emprego decente por que roubar da menos trabalho e mais lucro.

"NÃO ME DIGAM QUE CRIMINOSOS MERECEM TRATAMENTO DIGNO.
DIGNOS SOMOS NÓS QUE SAÍMOS TODO DIA AO NASCER DO SOL PARA PODER PAGAR AS CONTAS NO FINAL DO MÊS E BOTAR COMIDA NA NOSSA MESA."

Vinicius disse...

Nao concordo com tua opiniao. Justamente por que me parece muito baseado somente em opiniao. Como dizia Socrates, a primeira coisa a fazer e conscientizar-se da ignorancia que nos sufoca e tornar-nos "ignorantes convintos". Depois desse primeiro e importantissimo passo, nos cabe buscar conhecimento, pois nos livra do engano que é a simples opiniao. Esta pode mudar amanha, mas o conhecimento (real)é duradouro. Por isso te convido a assumir a tua ignorancia, assim como eu fiz, e começar a ler grandes pensadores como CHOMSKY, FOUCAULT, historicos como ZIEGLER, estudar qual é o papel das instituiçoes como manipuladoras dos povos e das opinioes (BERNAYS, CHOMSKY, HERMAN, WOLF). O papel da midia, de organizaçoes secretas e de organizaçoes criminais "legitimas" como a CIA, os serviços secretos ingles, italiano, ecc... a SENHORAGEM BANCARIA (Giulietto CHIESA)...... depois que nos dermos conta de quanto perverso é a sociedade na qual vivemos, de quanto é fasulo o conceito de democracia, de quanto é falso o ensino nas escolas e universidades (WALTER GRAZIANO), de como somos enganados por uma elite que comanda os rumos das naçoes (TOYNBEE), de como duques, papas, reis e rainhas ainda sao tremendamente influentes na sociedade contemporanea e se aproveitam da ignorancia dos povos... depois disso voltamos a discutir sobre a culpa dos pobres coitados. Nascemos ignorantes, crescemos ignorantes, agora espera a nòs decidirmos se queremos viver e morrer como ignorantes ou fazer algo pela sociedade. Da burguesia que forjou a revoluçao francesa (JACQUES ELLUL) nao se pode esperar nada. Pra eles basta a especializaçao funcional do ensino para o povo (GRAMSCI) e a manutençao desse estado de ignorancia que é funcional a conservaçao da situaçao atual.

De qualquer forma respito sua opiniao, mesmo nao concordando. Sou quase certo que se te deres o trabalho de pesquisar e estudar esses assuntos que mencionei, entenderàs a minha forma de pensar e ver o mundo.

Abraço,