RECEBA AS ATUALIZAçOES POR EMAIL

Insira seu email:

(o email para confirmar a ativaçao pode cair na sua caixa de spam. Verifiche-a.)

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

THE CORPORATION: COMO AS MULTINACIONAIS ESTERILIZAM A DEMOCRACIA

Com a participaçao de NOAM CHOMSKY, HOWARD ZINN, NAOMI KLEIN, VANDANA SHIVA, The Corporation é um documentário canadense de 2003, escrito por Joel Bakan e dirigido por Mark Achbar e Jennifer Abbott. O documentário é uma crítica da empresa moderna, considerando a sua natureza jurídica como uma classe de indivíduos e avaliando o seu comportamento perante a sociedade e o mundo em geral como um psiquiatra poderia avaliar uma pessoa comum.

O documentário mostra o desenvolvimento da corporação empresarial contemporânea, a partir de uma entidade jurídica originada como uma instituição "alugada" pelo governo destinada a efetuar funções públicas específicas, até ascensão da moderna instituição comercial titular da maioria dos direitos de uma pessoa. Um tema é a sua avaliação como uma "personalidade", como resultado de um caso de 1886 do Supremo Tribunal dos Estados Unidos em que uma declaração do Chefe de Justiça R. Morrison Waite reconheceu as empresas como "pessoas" tendo os mesmos direitos dos seres humanos, com base na Décima Quarta Emenda à Constituição dos Estados Unidos. Avaliação do filme é feita através dos critérios diagnósticos do DSM-IV (manual desordens mentais); Robert Hare, professor de psicologia da Universidade de British Columbia de psicologia da Columbia e consultor do FBI, compara o perfil da corporação empresarial contemporânea a um psicopata. O documentário concentra-se sobretudo sobre as corporações norte-americanas, especialmente aquelas dos Estados Unidos.

Os tópicos abordados incluem o Golpe dos Negócios, onde em 1933, o popular general Smedley Butler expôs uma conspiração corporativa contra o então presidente dos EUA, Franklin Roosevelt, a tragédia dos comuns (conflito entre interesses individuais e o bem comum no uso de recursos finitos), Alerta feito per Dwight D. Eisenhower dizendo às pessoas para tomarem cuidado com o crescimento do complexo industrial militar, externalidades económicas, a supressão de uma reportagem investigativa sobre o Hormônio do Crescimento Bovino (da Monsanto) em um canal de notícias da emissora televisiva FOX , a invenção do refrigerante Fanta pela Coca-Cola Company, devido ao embargo comercial feito pela Alemanha nazista, o papel da IBM no Holocausto nazista (ver livro de Edwin Black - IBM e o Holocausto), os protestos em Cochabamba de 2000, provocados pela privatização do fornecimento da agua municipal na Bolívia pela Bechtel Corporation, e em geral temas sobre responsabilidade social empresarial, a noção de responsabilidade limitada, a corporação como um psicopata e a corporação como uma pessoa.

Nenhum comentário: