RECEBA AS ATUALIZAçOES POR EMAIL

Insira seu email:

(o email para confirmar a ativaçao pode cair na sua caixa de spam. Verifiche-a.)

domingo, 13 de fevereiro de 2011

"MEA CULPA", NOSSA CULPA!

Os aforismas nos ajudam a compreender e iluminar situaçoes humanas muito complexas. Em um periodo de globalizaçao – no qual nao se sabe mais o que é licito e o que nao é, a diferença do liberal e do ilicito, o que é democracia e o que é lobbycracia ou "economocracia" (poder do dinheiro), nao se sabe mais o que é justo é o que nao é, o que é escravidao moderna e o que nao é – a frase abaixo parece resumir e nao deixar margem de duvidas ao conceito de solidariedade do mundo atual e do papel exercido pelos politicos comprometidos com as élites economicas:

"A AJUDA AOS PAISES EM DESENVOLVIMENTO CONSISTE EM SUBTRAIR DINHEIRO AOS POBRES DOS PAISES RICOS PARA DAR-LO AOS RICOS DOS PAISES POBRES." (Fonte: Mastronardi, Vincenzo. Le strategie della comunicazione umana: La persuasione, le influenze sociali, i mass media. Milano: Ed. FrancoAngeli, 1998. Pag. 74.)

Enquanto ficarmos sò olhando a politica e nao decidirmos agir para ter o nosso futuro escrito em base aos nossos interesses, nada vai mudar.

As empresas sim é que se organizam, finanziam campanhas eleitorais e fazem pressao nos politicos “eleitos” (lobby) para que eles aprovem leis que sejam favoraveis aos interesses industriais enquanto o interesse do cidadao fica em segundo plano.

A pensar bem nao è so culpa dos politicos. Nosso conformismo é o veneno que bloqueia o progresso da nossa sociedade e do nosso proprio bem-estar social. Somos em grande parte culpados da nossa situaçao, mas nunca è tarde para acordar… os exemplos de Egito, Tunisia, Iemen, Libia, etc. sao a prova.

Nenhum comentário: