RECEBA AS ATUALIZAçOES POR EMAIL

Insira seu email:

(o email para confirmar a ativaçao pode cair na sua caixa de spam. Verifiche-a.)

segunda-feira, 10 de maio de 2010

DEMOCRACIA AMERICANA? PARECIDA COM A DO IRA? (NOAM CHOMSKY)

CHOMSKY, Professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology)




Pergunta: Qual é a coisa mais disfuncional na democracia americana?

Noam Chomsky: "A democracia americana é o que chamamos de "democracia guiada" em países que não gostamos, como o Irã. Assim, no Irão, as eleições são, deixando de lado questões de credibilidade das eleições, nas eleiçoes os candidatos são avaliados pela liderança clerical. O Guardian council decide quem pode concorrer. Ok?

Estamos quase a mesma coisa. Aqui os candidatos são avaliados por interesses corporativos. A maneira como é feito é que, se voce não tiver uma grande empresa para te financiar e apoiar, você simplesmente não pode concorrer. [Barack] Obama ganhou de [John] McCain, principalmente porque as instituições financeiras achavam ele melhor, então despejaram dinheiro em sua campanha mais do que em McCain. E se você verificar o financiamento e as pesquisas, você ve que a publicidade, ect, de fato levou ele ao topo.

E isso é verdade. As eleições são basicamente COMPRADAS.

O Congresso, por exemplo, tem baixa aprovaçao entre a população, e é dos adolescêntes, às vezes. No entanto, a esmagadora maioria dos incumbentes ganha. O que é que isso diz? Diz que as pessoas estão votando em candidatos que não gostam, porque eles não têm escolha. Estes são defeitos fundamentais do sistema democrático. É um enorme "deficit democrático", como isso é chamado. Há uma divisão muito clara entre política pública e as atitudes públicas em uma série de questões importantes.

De fato, ambos os partidos políticos estão bem à direita da população sobre um grande número de questões críticas e a população sente que não pode fazer nada sobre isso. Assim, por exemplo, nas últimas sondagens que vi sobre isso, cerca de oitenta a população disse que o governo não trabalha para o povo, que trabalha para um pequeno número de grandes interesses olhando para si próprios. Bem, isso é de oitenta por cento da população, mas se eles tivessem feito outra pergunta - (eles nao fizeram) -, do tipo o que você vai fazer sobre isso? As pessoas provavelmente teriam dito: bem, eu não posso fazer nada. Não há nenhuma maneira de fazer alguma coisa sobre o facto de o governo esta nos bolsos dos ricos e de alguns grandes interesses - interesses empresariais em primeiro lugar.

Esse sentimento de desamparo, impotência, tudo é executado por outro alguém; não posso fazer nada sobre isso. Isso reflete um deficit democrático. Tratam-se de enormes problemas com o funcionamento do sistema democrático. Há algo semelhante na maioria dos lugares. Mas, entre as democracias industriais, nos Estados Unidos é bastante extrema essa questao."

Gravado em: 18 ago 2009

Nenhum comentário: