RECEBA AS ATUALIZAçOES POR EMAIL

Insira seu email:

(o email para confirmar a ativaçao pode cair na sua caixa de spam. Verifiche-a.)

segunda-feira, 24 de maio de 2010

PANEM ET CIRCENSES (hoje, futebol e TV)

Como se ve o "sistema" nao mudou muito...


Do site http://www.capitolium.org/eng/imperatori/circenses.htm

Foi Juvenal que criou este sistema, um mecanismo de poder muito influente sobre a massa romana. "Panem et Circensus", literalmente "pão e circo", foi a fórmula para o bem-estar da população e, portanto, uma estratégia política. Esta fórmula oferece uma variedade de prazeres, tais como: a distribuição de alimentos, banhos públicos, gladiadores, animais exóticos, corridas de bigas, competições esportivas, teatro e representação. Era um instrumento eficaz nas mãos dos imperadores para manter a população pacífica e, ao mesmo tempo, dando-lhes a oportunidade de manifestar-se nestes locais de atuação.


Ou seja, parece que Giuseppe di Lampedusa tinha razao quando dizia em O Gattopardo che se deve "mudar tudo para nao mudar nada".

Infelizmente, visto o baixissimo nivel da nossa civilizaçao, o divertimento é um instrumento com o qual o povo nao pode permitir-se de distrair a custa de permanecer outros milenios escravo de uma "nòbil" tirania. Futebol, patriotismo e outras formas de alienaçao sao a "Medusa" que petrifica as consciencias dos homens de bem.

Nenhum comentário: