RECEBA AS ATUALIZAçOES POR EMAIL

Insira seu email:

(o email para confirmar a ativaçao pode cair na sua caixa de spam. Verifiche-a.)

quinta-feira, 22 de julho de 2010

TEORIAS E TECNICAS DE CONTROLE MENTAL USADAS PELAS MIDIAS DE MASSA (parte I)

Do site: http://vigilantcitizen.com/?p=3571


Os meios de comunicação de massa são a ferramenta mais potente jà usada pelas oligarcas para manipular as massas. Eles "inspiraram" as opiniões e comportamentos, e defininem o que é considerado normal e aceitável.

Este artigo analisa o funcionamento dos meios de comunicação de massa através das teorias de seus maiores pensadores, sua estrutura de poder e as técnicas que eles usam, a fim de compreender o seu verdadeiro papel na sociedade.

A maioria dos artigos deste site tratam dos símbolos ocultos escondidos nos objetos da cultura popular. A partir destes artigos emergem muitas perguntas legítimas sobre a finalidade desses símbolos e as motivações de quem os "integraram" em tais contextos.

Para mim é impossível dar respostas satisfatórias sem mencionar vários outros conceitos e fatos. Então decidi escrever um artigo que forneça as bases teóricas e metodológicas sobre o tema e que considere as argumentaçoes apresentados pelos principais estudiosos no campo da comunicação de massa.


PROGRAMAÇÃO através dos mass media
.
Os meios de comunicação são formas de comunicação destinadas a atingir o maior numero de pessoas possível. Eles incluem televisão, cinema, rádio, jornais, revistas, livros, CDs, videogames e internet. Muitos estudos foram realizados no século passado para descobrir as melhores técnicas com as quais estas formas de comunicação pudessem influir a população. Destes estudos surgiu a ciência da comunicação, que é usada em marketing, relações públicas e na política. A comunicação de massa é uma ferramenta necessária para garantir a funcionalidade de uma democracia, mas é igualmente essencial para uma ditadura. Tudo depende do uso que é feito.

No prefácio de 1958 para o livro "A Brave New World" (Admirável Mundo Novo), Aldous Huxley pinta um quadro bastante desolador da sociedade. Ele acredita que é controlada por uma "força impessoal"; uma oligarquia que manipula o público de diversas formas.

"Forças impessoais sobre as quais nao temos quase nenhum controle parecem empurrar-nos para um novo pesadelo de dominação mundial e este impulso impessoal é acelerado deliberadamente por representantes de organizações comerciais e políticos que desenvolveram uma série de novas técnicas para manipular, no interesse de algumas minorias, os pensamentos e sentimentos das massas. "
Aldous Huxley, prefácio de Admirável Mundo Novo

As perspectivas pouco animadoras de Huxley não sao uma mera teoria ou um delírio paranóico. É um fato documentado pelos principais estudiosos do fenômeno da mídia de massa.

Aqui, vou citar alguns deles:



[continua....]

Nenhum comentário: