RECEBA AS ATUALIZAçOES POR EMAIL

Insira seu email:

(o email para confirmar a ativaçao pode cair na sua caixa de spam. Verifiche-a.)

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

BRADLEY MANNING: JOVEM QUE DENUNCIA CRIMES DE GUERRA é PRESO E TORTURADO PELO GOVERNO CRIMINAL AMERICANO

POR QUE O GOVERNO AMERICANO é TERRORISTA?

EM DEFESA DA GENTE COMUM SEM VOZ QUE é VITIMA DE GENOCIDIOS E CRIMES COMETIDOS PELA ELITE AMERICANA

ACORDE !!!!!!!!!!!!

Do site:
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2010/07/474956.shtml


"Justiça foi o que esse soldado dos EUA fez... Os militares americanos deveriam condecorá-lo, não prendê-lo."


No site World Socialist (ingles) há um excelente resumo do caso Bradley Manning.

Para aqueles que não estão familiarizados com esta causa ou se perguntam por que é tão importante para as pessoas comuns como nós, ajudar um soldado à espera de um julgamente, está é uma ótima introdução ao caso:


As Autoridades do Pentágono anunciaram a detenção do soldado do exército Bradley Manning, e também intensificaram os esforços para localizar Julian Assange, fundador do site Wikileaks, em uma operação de segurança provocada pela liberação de um vídeo politacamente prejudicial de um massacre do exército dos USA no Iraque.

No dia 7 de junho, funcionários do Departamento da Defesa confirmaram que Manning estava confinado em Kuwait "por supostamente ter divulgado informações secretas." Três dias depois, investigadores do Pentágono disseram ao site Daily Beast que eles estavam procurando por Assange em conexão com a investigação de Manning. O australiano fundador da Wikileaks tinha palestras programadas para semana passada em Nova York e Las Vegas, mas cancelou-as, alegando "considerações de segurança."

Wikileaks, que solicita vazamentos de ações criminosas de governos e corporações de todo o mundo e os torna público para uma audiência global na Internet, publicou uma versão descodificada e editada de um vídeo filmado em Abril, usando um site especial intitulado "Assassinato Colateral." O vídeo original foi filmado por militares dos EUA em 2007, no decurso de um ataque de helicóptero no leste de Bagdá que deixou 15 pessoas mortas, incluindo dois jornalistas da Reuters.

O vídeo acompanhando da narração das conversas por rádio, em que soldados norte-americanos brincam sobre exterminar iraquianos, provocou indignação internacional e um contra-ataque furioso dos aparelhos militares/de inteligência dos EUA. O Secretário da Defesa, Robert Gates, denunciou o lançamento do vídeo, mas ele admitiu que o filme foi produzido pelos militares dos EUA e não tinha sido adulterado.

Segundo os relatos da imprensa, Manning foi detido no dia 26 de Maio depois de ter cometido o erro de confiar em um conhecido online, Adrian Lamo, um hacker experiente. Manning disse a Lamo que, no decurso de seu trabalho como analista de inteligência do exército na Base Forward Operation Base Hammer, no leste de Bagdá, ele tinha sido capaz de adquirir um grande arsenal de documentos e comunicações internos do exércido e do Departamento de Estado, incluindo o filmagem original usada para produzir o vídeo "Assassinato Colateral". Lamo entregou Manning para o Exército e o FBI.

Dizem que Manning esta preso numa instalação militar em Kuwait. Vários discos rígidos de computador pertecentes a ele foram para Washington na quinta-feira e agora estão sendo analisados por especialistas em informática do governo para determinar quais documentos baixados por Manning e o que ele fez com eles.

Manning se alistou no exército em 2007 e fez um apuramento Top Secret/SCI. Ele teria dito a Lamo que ele estava olhando nas redes militares e do governo por mais de um ano e encontrou "coisas incríveis, coisas terríveis .. que pertenciam ao domínio público, e não em algum armazenadas em algum servidor num quarto escuro em Washington DC."

Além do vídeo que se tornou conhecido por "Assassinato Colateral," Manning disse que forneceu a WikiLeaks um segundo vídeo que mostra um ataque aério em Maio de 2009 perto da vila Garani no Afeganistão, onde mais de 100 pessoas foram mortas, incluindo muitas crianças.

O foco principal da investigação dos militares/FBI é a alegação de Manning de que teria baixado cerca de 260.000 cabos diplomáticos secretos, que ele descreveu que mostram "negociações políticas criminosas". Manning acrescentou, de acordo com um e-mail para Lamo, "Hillary Clinton e milhares de diplomatas de todo o mundo vão ter um ataque cardíaco quando acordarem de manhã e encontrarem um todo um repositório de assuntos secretos da política externa disponível, em formato de fácil pesquisa, para o público."

WikiLeaks negou possuir 260.000 cabos secretos. Assange relatou que eles ofereceram ajuda financeira para a defesa legal de Manning.

A detençnao de Manning e a busca por Assange pelo exército devem ser combatidos por todos aqueles que defendem os direitos democráticos. O povo norte-americano, e as pessoas de todo o mundo, têm o direito de saber dos crimes cometidos pelos militares/inteligência norte-america sob as ordens do presidente norte-americano.

O ataque a Wikileaks e aos seus colaboradores faz parte de uma ofensiva muito mais ampla da administração Obama. Conforme relatado pelo New York Times desta semana, a Casa Branca decidiu ir adiante com o julgamento de Thomas Drake, que vazou documentos da Agência de Segurança Nacional (NSA), onde tentava expor a má gestão financeira da NSA, fornecendo informações a um repórter do Baltimore Sun.

De acordo com o artigo do Times, "O indiciamento do Sr. Drake foi a mais recente evidência de que a administração Obama está se revelando mais agressiva do que a administração Bush no sentido de punir vazamentos não autorizados de documentos. Em 17 meses no cargo, o Presidente Obama já superou todos os outros presidentes em prosseguir processos contra vazamentos."

Esta repressão contra vazamentos intensificou-se na mesma semana da entrega de um relatório do Médicos pelos Direitos Humanos que médicos trabalhando para a CIA colaboraram com os interrogadores que conduziam a tortura de prisioneiros. Os médicos monitoraram as sessões de tortura para certificarem-se de que os prisioneiros não morressem - para que pudessem ser interrogados e torturados ainda mais - e para aperfeiçoar os métodos utilizados tornando-os mais dolorosos e eficazes. O título do relatória fala por si: "Experimentos em Tortura: Pesquisa com Seres Humanos e evidência de Experimentação no 'Reforço' do Programa de Interrogatório."

A administração Obama está se esforçando para fichar vazamentos, não com a preocupação de que as vidas de soldados norte-americanos estariam em risco, como sempre alegam, mas pelas mesmas razões que motivaram a administração Bush: altos funcionários do governo - no Pentágono, na CIA, NSA e na própria Casa Branca - poderiam enfrentar acusações de crimes de guerra, tanto dentro dos Estados Unidos ou a uma corte internacional, com base nas provas produzidas por tais revelações.

Parentes dos mortes no ataque de helicóptero no Iraque, criticaram a prisão de Manning. Nabil Noor-Eldeen, cujo irmão Namir era um dos funcionários da Reuters mortos no ataque, disse à imprensa, "Justiça foi o que esse soldado dos EUA fez ao revelar este crime contra a humanidade. Os militares norte-americanos deveriam condecorá-lo, não prendê-lo."

Manning não é um criminoso, mas alguém evidentemente motivado por sua revolta contra os crimes cometidos pelos "seus" militares e "seu" governo. O Site World Socialist se junta com todos aqueles que exigem que Manning seja liberado sem as acusações feitas contra ele. Nós também demandamos o abandono de todos os esforços para investigar e reprimir as atividades de Julian Assange e outros ativistas da Wikileaks.

Patrick Martin
World Socialist Website

Nenhum comentário: