RECEBA AS ATUALIZAçOES POR EMAIL

Insira seu email:

(o email para confirmar a ativaçao pode cair na sua caixa de spam. Verifiche-a.)

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

NATUREZA DO PODER

Como recordam** Lodato e Scarpinato*, as imposturas culturais impedem os homens de ver a realidade social e a realidade do poder. Nos séculos passados, o poder era atribuído aos papas, reis, imperadores por "direito divino" de forma descendente, ou seja, uma teoria do poder construída pelos intelectuais para permitir aos poderosos de legitimar o seu poder como se essa fosse uma orientação de Deus (de cima para baixo).

Hoje, porém, , Deus é laico e se chama povo. A teoria agora é ascendente, isto é, afirma que o povo é quem delega os seus representantes (de baixo para cima).

A teoria moderna do fundamento do poder "é muito mais sofisticado, mas como aqueles que o precederam, está repleta de imposturas." Com ela, ditadores de direita e de esquerda do século XX fundavam seu poder.

Se alteram a direção de proveniência da legitimação do poder e a aparência de "Deus", mas tudo permanece basicamente inalterado.

Em resumo, como explicou o principe Tomasi di Lampedusa (Il Gattopardo): "Se queremos que tudo permaneça como é.... é necessario que tudo mude! Fui claro?"



* Scarpinato è procurador antimafia de Palermo, trabalhou com os dois juizes assassinados pela mafia (Falcone e Borsellino) e escreveu com o jornalista Saverio Lodato o livro "Il ritorno del principe" (2008) in referimento al Principe de Maquiavel.

** Paginas 10-20.

Nenhum comentário: