RECEBA AS ATUALIZAçOES POR EMAIL

Insira seu email:

(o email para confirmar a ativaçao pode cair na sua caixa de spam. Verifiche-a.)

terça-feira, 5 de agosto de 2008

FIAT (ITALIA)

Fonte: Documentario History Channel famiglia Agnelli e articulo Giovanni Agnelli, "eroe" capitalista do jornal Liberazione de Turim

"Especialista na privatizaçao dos lucros e na socializaçao das perdas", assim, Maria Rosa Calderoni - jornalista do jornal Liberazione, define a dinastia FIAT.

Fundada em 1899 por Giovanni Agnelli, filho de grandes proprietarios de terra a Turim, depois de apenas 9 anos, em 1908, a empresa se achou em meio a um grande escandalo obrigando o fundador a pedir demissao junto ao conselho de administraçao. O procurador de Turim acusava Agnelli e colegas de uma serie se reatos financeiros que incluiam a difusao de noticias falsas para fazer subir o preço das açoes da FIAT, manobra fraudulenta, falso em balanco em 1907, com resultado de enriquecer-se a despesa dos pequenos acionistas.

Em 1926, quando Mussolini consolidou seu regime fascista, Giovanni Agnelli aderiu ao partido aliado de Hitler. Os Agnelli mesmos diziam que a FIAT era ao lado do governo, independente de quem fosse ao poder! Com o sustento do ditador Mussolini e ajudas estatais a empresa/familia continuava prosperando até a compra do jornal La Stampa de Turim. O jornal passou a defender as posiçoes mais progressistas desde que nao fosse contra os interesses da industria automobilistica.

Quando caiu o regime fascista, Agnelli oferece a propria ajuda aos aleados. Consegue contratar bombardamentos seletivos sobre Turim, pedindo para conservar as fabricas da FIAT. Com o fim da guerra o novo governo acusa Giovanni Agnelli de colaborar com o regime fascista e lo obriga a deixar a empresa.

Em 1974, com o aumento da gasolina, as vendas da FIAT caem 40%, mas os custos continuam a subir. A inflaçao chegou aos 20 % e a empresa acabou sem capital. Para receber dinheiro vendeu 10% da casa de Turim (415 milhoes de dolares) a Muammar Gheddafi ditador da Libia que era um dos maiores financiadores do terrorismo internacional.

Depois do atentado ao aeroporto Fiumicino por parte de extremistas muçulmanos, conseguiu livrar-se de Gheddafi graças a um emprestimo de 1 bilhao de dolares recebido da Mediobanca - um instituto de credito que deveria operar a favor do governo italiano, mas na realidade operava para o sustento do setor privado e quem mais ganhava com isso era a familha Agnelli. E, depois de tudo isso e muito mais, hoje conseguiu recuperar seu prestigio.

Mas isso tudo é somente um esboço da historia de sangue e lagrimas nao sò da Fiat, mas de muitas empresas multimilhardarias....




Nenhum comentário: