RECEBA AS ATUALIZAçOES POR EMAIL

Insira seu email:

(o email para confirmar a ativaçao pode cair na sua caixa de spam. Verifiche-a.)

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O FRUTO DESASTROSO DA INVASAO CRIMINAL DOS ESTADOS UNIDOS AO AFEGANISTAO...

Fonte:
http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2010/11/09/AR2010110900861.html

PARA UM RESUMO DE 50 ANOS DE HISTORIA DE INTERVENTOS SECRETOS, CRIMINOSOS E ANTI-DEMOCRATICOS DOS ESTADOS UNIDOS ATRAVéS DOS SEUS SERVIçOS SECRETOS (CIA) NO RESTO DO MUNDO SUGIRO A LEITURA DO LIVRO DE TIM WEINER (jornalista do NYT).

Cabul, Afeganistão - Quase todos os afegãos querem seu governo para fazer a paz com os talibãs apesar de sua antipatia crescente pela insurgência, segundo uma pesquisa financiada em parte pelo governo dos EUA.

A pesquisa divulgada terça-feira pela Asia Foundation revelou que 83 por cento dos adultos afegãos voltou a negociar com grupos armados anti-governamentais; aumentando em relaçao aos 71 por cento no ano passado. Mas ele também disse que 55 por cento dos afegãos não tinha nenhuma simpatia com a insurgência este ano, acima dos 36 por cento no ano passado. Vinte e seis por cento dos entrevistados disseram que tinham "pequena simpatia" para os objectivos da insurgência.

Analistas disseram que a pesquisa reflete a dúvida crescente de que o governo e seus aliados da OTAN podem derrotar a insurgência com meios militares e que, após 30 anos de guerra, alguns afegãos estavam dispostos a sacrificar algumas liberdades em prol da paz.

"As perspectivas para a paz aqui no Afeganistão sao muito dificeis", disse Haroun Mir, diretor do Centro de Investigação e Afeganistão para Estudos de Política, um "think tank" (grupo di influencia parecido com uma lobby) baseado em Cabul. "As pessoas lembram a brutalidade da época do regime talibã, mas eles sentem que não têm outras opções. Eles preferem ter um governo que faz parte do Taliban que todos talibaos". Ele acrescentou que "não temos mais uma esperança para uma democracia estável no Afeganistão".

Nenhum comentário: