RECEBA AS ATUALIZAçOES POR EMAIL

Insira seu email:

(o email para confirmar a ativaçao pode cair na sua caixa de spam. Verifiche-a.)

segunda-feira, 21 de junho de 2010

COMO FAZER UM DESATRE AMBIENTAL E LUCRAR COM ISSO!!!

http://www.socialismo.org.br/portal/ecologia/95-artigo/1565-derrame-ou-caixa-de-pandora

Silvio González ( chefe do Departamento de Difusão de Prensa Latina)

 

A empresa Brittish Petroleum verteu mais de 400 mil galões de perigosos e ainda não investigados dispersantes químicos e nas próximas semanas essa cifra pode duplicar-se ou triplicar-se segundo assegurou Lamar McKay, Presidente de BP America.

Dave Andrews, Doutor do Grupo Ecologista federal assinalou que muitas pessoas desconhecem o que esses dispersantes podem causar quando são utilizados concentradamente em grandes quantidades.

O certo é que esses produtos não provocarão que desapareça o fluxo derramado, senão que, como explicou a revista Nature, o que fazem na prática é fragmentar em pequenos segmentos a atual maré negra.

Sua utilização implica fazer concessões ambientais e é evidentemente um ato desesperado e irresponsável, manifestou Jane Lubchenco, administradora da Entidade Oceânica e Atmosférica Federal.

Todo o Golfo se converteu agora num laboratório gigantesco, simplismente porque não podemos responder à pergunta sobre se ajuda a utilização maciça de dispersantes ou nos cria males maiores, publicou alarmado o jornal New York Times.

Os dispersantes utilizados nol Golfo existem há décadas e são o COREXIT EC9527A que chegou no mercado nos 80 e o COREXIT 9500 descoberto nos anos 90, ambos produzidos pela empresa NALCO.

A Agência Federal de Proteção ao Meio Ambiente autorizou até o presente o uso de quantidades muito limitadas de dispersantes, mas não deu ainda luz verde para seu uso maciço neste incidente concreto.

O certo é que o público realmente não tem acesso à informação sobre as consequências destes produtos altamente tóxicos, porque as empresas produtoras clasificam o tema como "confidencial" ou "somente para o uso do fabricante".

O próprio produtor protege-se quando põe uma etiqueta de que não se realizaram estudos de toxidade sobre este componente químico.

Outra evidência chamativa é que a produtora destes dispersantes, a empresa NALCO, é propriedade da petroleira Exxon Mobil e da própria BP, segundo a revista Greenwire.

Mas as trasnacionais petroleiras nunca investiram o dinheiro necesásario para investigar a fundo esses agentes químicos e agora isso se fará com as contribyuições dos desesperados contribuintes.

Por isso, todo o que sabemos sobre as consequências que podem provocar estes quase desconhecidos produtos é tão obscuro como as manchas das águas que rodeiam o derrame.

Se os derrames anteriores servem de guia, o comprovado até hoje é que BP só poderá capturar uma pequena quantidade do petróleo, ao passo que a natureza encarregar-se-á de dissipar lentamente uma bona parte e o resto estará incomodando por séculos.

O petróleo pode desaparecer por evaporação, dispersão, pela ação de bactérias e pela remoção manual mediante a ação de voluntários.

Pode penetrar na cadeia alimentícia e sabe-se que pode afetar os sistemas imunológicos e os órgãos internos dos animais marinhos, o que ainda não foi estudado profundamente pelos biólogos.

Ocurre que os animais intoxicados não podem buscar com facilidade alimentos, nem se defender com astúcia de seus predadores, manifestou Gail V. Irving do Laboratório Geológico.

Ira Leifer, que trabalha no Grupo Técnico de Fluxo, afirma que é possível que se estejam infiltrando cem mil barris, quantidade muito mais alta do que o cálculo inicial oficial do governo.

Leifer declarou a McClatchy Newspapers que, uma vez que o óleoduto ascendente foi retirado, não havia quase nada que bloqueasse a ascensão do cru à parte superior do dispositivo para prevenir explosões.

 Agora, BP está em condições de levar parte do petróleo a um barco, mas Leifer afirmou que a quantidade real que se está infiltrando no Golfo aumentou sustancialmente.

 O arrogante representante de BP, Randy Prescott, fez declarações no sentido de que Louisiana não é o único estado que produz bons camarões, pelo que talvez fosse conveniente recordar-lhe que tampouco é BP a única empresa que oferece gás e petróleo, razão pela qual muitos clientes podem somar-se a um boicote contra ela.


Nenhum comentário: