RECEBA AS ATUALIZAçOES POR EMAIL

Insira seu email:

(o email para confirmar a ativaçao pode cair na sua caixa de spam. Verifiche-a.)

terça-feira, 15 de junho de 2010

EUROPA CONTRA a MODERNA DITADURA ITALIANA (precisamente contra a "banda Berlusconi")


A representante da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação Europeia), Dunja Mijatovic, em palavras citadas pela agência France Press, pedia que a Itála abandonasse "a lei das interceptaçoes telefonicas (...) ou que a modificasse, de modo a que as suas disposições respeitem os princípios internacionais de liberdade de expressão e os compromissos da OSCE".

Mijatovic manifestou-se também "inquieta por o Senado ter aprovado um texto que poderia colocar sérios entraves ao jornalismo de investigação em Itália ... Isto mostra uma tendência para criminalizar o trabalho jornalístico". E explicou que a lei "na sua forma actual contradiz os compromissos da OSCE, especialmente por proibir a utilização de certas fontes confidenciais que poderiam ser necessárias ao jornalismo de investigação ao serviço da democracia".

O projecto limita a possibilidade de publicação de documentos preparatórios de um processo que ainda não esteja aberto, e prevê multas até 450 000 euros para os jornalistas ou meios de comunicação social que publiquem escutas telefónicas, bem como penas de prisão para os "não-jornalistas" que filmem ou gravem pessoas sem o seu consentimento prévio.

O projecto foi aprovado pelo governo e terá ainda de passar pela Assembleia Nacional e ser promulgada pelo presidente da República.


FONTE: http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Europa-junta-se-ao-coro-contra-a-lei-das-escutas-de-Berlusconi.rtp&article=352565&visual=3&layout=10&tm=7

Nenhum comentário: