RECEBA AS ATUALIZAçOES POR EMAIL

Insira seu email:

(o email para confirmar a ativaçao pode cair na sua caixa de spam. Verifiche-a.)

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

ESTADOS UNIDOS E BRASIL: SEMELHANçAS?

Confesso que intuitivamente nao tinha muitas duvidas sobre as semelhanças, mas pensando um pouco e colegando os fatos vemos que o mundo inteiro é muito mais parecido do que imaginamos. O que faz a diferença é a propaganda, pois no fim das contas SOMOS GOVERNADOS POR CRIMINAIS EM QUALQUER EPOCA E LUGAR...

Relacionando fatos....


1) Se sente falar sempre dos Estados Unidos que buscam liberdade, democracia... bla-bla-bla.. atraves da propaganda governamental e dos meios de comunicaçao. Certo que antes tinha o desqualificado BUSH com suas guerras sem motivos e atrocidades escondidas (1), mas agora com Obama tudo vai ser diferente por que "Yes, We can". E logo na arrancada vem ja arrecadando premios. Entre eles o PREMIO NOBEL DA PAZ.... nao é brincadeira se pensamos que ja foram dignatarios Martin Luther King, Madre Tereza, Medicos sem Fronteiras, Amnesty Internacional entre outros. E seguimos tendo noticias de que tudo vai bem na guerra (se é que é possivel se tratando de guerra, Einstein dizia que preferia ser feito em pedaços que andar à guerra). Mas nem dois anos se passaram e hoje vejo uma noticia: mortes no afeganistao com comando de Obama ultrapassam as de Bush (2). E pra notar que Bush mentiu ao mundo por oito anos!!

2) Hoje lendo um interessante livro sobre os "padres fundadores" da America (muitos escravistas, G. Washington por exemplo tinha mais de 100..) de um escritor americano de nome Gore Vidal (3) me deparo outra vez com uma certa incoerencia.

Como pode que a America que tanto fala de democracia, liberdade e de perseguir a felicidade (Bill of Rights - 10 primeiros artigos da Constituiçao) ja antes de completar sua Constituiçao ter terminado com a Revolta de Shays que procurava abolir os debitos de todos e dividir as terras americanas que estavam em grande parte nas maos dos "padres fundadores" (pg. 30)?

Como pode ter Benjamim Franklin ter em 1787 ja feito a profecia dizendo que a America viraria um dispotismo nao apenas seu povo fosse talmente corrupto da ter necessidade de um governo déspota (tirano).

Gore Vidal fazendo uma comparaçao entre a "nova" América e aquela atual escreve:

"Franklin em 1783 escreve estas palavras profeticas ao amigo vescovo Shipley:
"Com a graça de Deus, a América tornar-se-à um pais grande e feliz; e a Inglaterra, se com o passar do tempo conquistarà a sabedoria, terà ganho algo de mais precioso e mais essencial a sua prosperidade, de tudo aquilo que perdeu; e serà ainda uma naçao grande e respeitada. Atualmente a sua grande doença sao os numerosos e enormes salarios e emolumentos corrispostos a quem recobre cargos publicos. A avareza e a ambiçao sao paixoes potentes e, separadamente, agem com grande força sobre a mente humana; mas quando si dao a mao e podem ser gratificadas do mesmo objeto, aì que a sua violencia se torna quase irresistivel e elas precipitam os homens em facçoes e disputas que destroem todo bom governo. Portanto, enquanto esistirem esses grandes emolumentos, o seu parlamento [ingles] serà um mar em tempestade e as suas assembléias publicas poluidas de interesses privados. Entretanto para abolir-los ocorre um grande espirito publico e uma grande virtude, talves mais de quanto se encontra atualmente em uma naçao por tanto tempo corrupta."
Com essas palavras Franklin, descrevendo a Inglaterra de 1783, bem ilustra os Estados Unidos atual, pais um tempo "grande e feliz" e hoje dilacerado da avareza e da ambiçao, enquanto nossas assembléias publicas sao poluidas por interesses privados".

Com essas palavras, juntas àquelas do historico Commager, minhas duvidas sobre a moral da América se dissolveram por completo. Fico aliviado de poder ter algo tangivel para basar minhas idéias. Assim fica mais facil de entender e acreditar nas atrocidades cometidas pelas elites americanas e pelas suas multinacionais ao redor do mundo.

O triste, porém, é ver que (com um pouco de pesquisa e esforço) Brasil, Estados Unidos, Italia, Mexico, Colombia, Suiça, França, Africa, Alemanha, China no fundo, no fundo, tem muito em comum: A POBREZA DE ESPIRITO DOS GOVERNANTES E DA ELITE DOMINANTE DA EPOCA.



(1) A face oculta da guerra no afeganistao (euronews)

Mais de 90 mil documentos militares dos Estados Unidos foram revelados na imprensa internacional, um dossiê que cobre o período de 2004 a 2009.

As informações apresentadas por uma organização on line, falam sobre mortes não divulgadas de civis afegãos e obre operações secretas contra líderes talibã.

Os diários britânico The Guardian e americano New York Times afirmam que os documentos lhes foram apresentados pela organização on line de denúncias Wikileaks.

O dossiê, surge no momento em que a Nato investiga denúncias sobre a morte de 45 civis num ataque aéreo na província de Helmand na sexta-feira.

(2) Tabela mortos com o comando de Obama e Bush em:

http://www.justforeignpolicy.org/obamavsbush/explanation


(3) Gore Vidal, "L'invenzione degli Stati Uniti. I padri fondatori: Washington, Adams, Jefferson"

3 comentários:

Unknown disse...

Texto recheado de erros de ortografia e de acentuação. É também muito superficial, sob o ângulo abordado os argumentos podem até ter fundamento, mas não resistem a uma análise mais profunda. Boa tantativa, mas não passa disso.

Vinicius disse...

Sergio, sobre os erros sei que nao tem descuplas, mas meu teclado nao é progetado para nossa lingua e o meu portugues esta enferrujando.

Sobre o texto,obviamente que é superficial, é um blog e nao uma enciclopedia ou um livro. Além do mais, minha intençao nao é "dar o peixe", mas fazer com que as pessoas tenham um ponto de partida para pensar e ver as coisas da um ponto de vista diferente. Do contrario seria mais conveniente pra mim tentar ser professor, nao achas?

Para uma analise mais profunda e ampla se te interessa citaria alguns textos que considero cruciais para sair desse alienamento moderno e obviamente nao sao citados em jornais ou sao textos de estudo das universidades. Creio que assim possas ver que nao é uma "tentativa", mas algo mais "profundo". Esses textos abordam do sistema escolar ao sistema economico. Da religiao a filosofia. Sobre os meios de comunicaçao nao citarei nenhum (mas seria interessante ler Bernays-Propaganda de 1928 ou Mauro Wolf além da bibliografia Chomskyana)

Saudaçoes e obrigado pelo comentario.

Vinicius disse...

O comentario ja ficou mais "profundo" que o post... rsrs

Como tinha prometido, basicamente se trata de um post basico que se basa principalmente nos escritos de:

-- Schopenhauer Arthur Aforismi sulla saggezza del vivere
-- Foucault Sorvegliare e punire
-- Ellul, Jacques Histoire de la propagande
-- Hitler, Adolf Minha batalha
-- Veblen, Thorstein La teoria della classe agiata
-- Veblen, Thorstein La teoria dell'impresa
-- Resistenza Agnelli ha paura e paga la questura : i documenti dello spionaggio e della corruzione FIAT
-- Alesina, Alberto Political cycles and the macroeconomy
-- Alvarez, David I servizi segreti del vaticano : spionaggio, complotti, intrighi da Napoleone ai giorni nostri
-- Barbacetto, Gianni Se telefonando : le intercettazioni che non leggerete mai più
-- Boatti, Giorgio Spie : i servizi segreti delle multinazionali : dossier, intercettazioni, guerre informatiche
-- Braudel, Fernand La dinamica del capitalismo
-- Caillé, Alain Critica della ragione utilitaria : manifesto del Movimento antiutilitarista nelle scienze sociali
-- Casson, Felice La fabbrica dei veleni
-- Cattini, Marco L'Europa verso il mercato globale : dal 14. al 21. secolo i processi e le dinamiche
-- Chomsky, Noam Capire il potere
-- Commager, Henry Steele Lo spirito americano
-- Commager, Henry Steele Il pericolo del conformismo
-- Commager, Henry Steele Lo spirito americano
-- Duesenberry, James Stemble Reddito, risparmio e teoria del comportamento del consumatore
-- Einstein, Albert Come io vedo il mondo
-- Farr, Robert Tecnospie : spionaggio e controspionaggio nell'industria
-- Fumagalli, Andrea Bioeconomia e capitalismo cognitivo : verso un nuovo paradigma di accumulazione
-- Gisotti, Roberta La favola dell'Auditel
-- Gratteri, Nicola Fratelli di sangue : la 'ndrangheta tra arretratezza e modernità: da mafia agro-pastorale a holding del crimine : la storia, la struttura, i codici, le ramificazioni
-- Green, Stuart P. I crimini dei colletti bianchi : mentire e rubare tra diritto e morale
-- Hemming, John Storia della conquista del Brasile
-- Hemming, John Storia della conquista del Brasile / John Hemming...
-- Hill, Charles W. L. International business : economia e strategia internazionale: l'impresa nei mercati globali
-- Keefe, Patrick Radden Intercettare il mondo : Echelon e il controllo globale
-- Kerr et al L' industrialismo e l'uomo dell'industria : i problemi del lavoro e della direzione aziendale nello sviluppo economico
-- Keynes, John Maynard Esortazioni e profezie
-- Klein, Naomi Shock Economy
-- Krugman, Paul R. Il ritorno dell'economia della depressione e la crisi del 2008 : il premio Nobel per l'Economia ci spiega il grande crac e come uscirne
-- Lodato, Saverio Il ritorno del Principe : [la testimonianza di un magistrato in prima linea]
-- Majocchi, Antonio Economia e strategia dei processi d'internazionalizzazione
-- Mamdani, Mahmood Musulmani buoni e cattivi : la guerra fredda e le origini del terrorismo
-- Montolli, Edoardo Il caso Genchi : storia di un uomo in balia dello stato
-- Nuzzi, Gianluigi Vaticano S.p.A.
-- Onado, Marco I nodi al pettine : la crisi finanziaria e le regole non scritte
-- Orwell, George Tra sdegno e passione
-- Rossi, Ernesto Nuove pagine anticlericali
-- Stiglitz, Joseph E. La globalizzazione e i suoi oppositori
-- Toynbee, Arnold Joseph 1: Introduzione
-- Toynbee, Arnold Joseph Dialoghi : l'uomo deve scegliere
-- Trigilia, Carlo Sociologia economica : Stato, mercato e società nel capitalismo moderno
-- Ziegler, Jean La Svizzera lava più bianco
-- Ziegler, Jean La Svizzera, l'oro e i morti : i banchieri di Hitler