RECEBA AS ATUALIZAçOES POR EMAIL

Insira seu email:

(o email para confirmar a ativaçao pode cair na sua caixa de spam. Verifiche-a.)

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

FILMADO HOMICIDIO DA MAFIA A NAPOLES- ITALIA

Nao, nao me enganei. Algum pode pensar: "Sim, esse aì se enganou e colocou um video de Bogotà, do Rio de Janeiro ou da Cidade do Mexico, e disse que era na Italia...". Mas, aconteceu em Napoles. O mais impressionante pra mim, e con tristeza digo, jà nem é mais a morte de uma pessoa, o homicidio em si, mas aquilo que o escritor napolitano, Roberto Saviano, definiu como "tragica serenidade", referindo-se a banalidade que se tornou esse tipo de crime na sua cidade. Todas as palavras que poderia achar seriam insuficientes para descrever a indiferença das pessoas frente a um homem caido por terra, com a cabeça estourada, com disperder-se do sangue pela calçada... Na minha inutil opiniao (podem pensar que eu tenha uma mentalidade colona, de interior, que nao seja habituado a "vida da cidade") acredito que chegamos a um punto critico . Isso nao poderia acontecer naquela que se auto-define sociedade civilizada sem uma revolta generalizada. O comportamento das pessoas frente a um homicidio é mais desprezivel hoje do que quando viviamos na idade média. Epoca terrivel na qual vivemos. No fim de seu comentario na TV, Saviano termina dizendo: "Fica uma imagem tragica...por que mostra como, em certas partes da Italia, a vida nao vale nada".

é muito triste chegarmos ao ponto de dizer, ou pior ainda, chegarmos ao ponto de presenciar que a VIDA -- ou seja, o misterio do universo, a coisa mais fantastica , inexplicavel e maravilhosa que conhecemos, aquilo que bilhoes de pessoas acreditam ser uma dadiva de Deus -- NAO VALE NADA. Para meu consolo, resta minha convicçao de que nao valha nada para muitos, mas para alguns ainda é considerada como o mais importante, seja tudo!


fonte do texto abaixo :

http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1405032&seccao=Europa


A polícia napolitana divulgou, ontem, o vídeo do homicídio de Mariano Bacioterracino, um elemento da Camorra, que ocorreu no passado dia 11 de Maio no bairro La Sanitá, em pleno centro de Nápoles, na Itália.

As imagens são violentas e frias. Registam como se morre na Camorra, no sul de Itália, em plena União Europeia : com indiferença e calma absoluta sem hesitações. Em segundos, tudo acontece na rua, em plena luz do dia.

O assassino dispara quatro vezes: no corpo, na cabeça e finalmente um tiro na nuca. Ao terminar a matança, o assassino põe-se em marcha tranquilamente, sem pressas. A senhora que aparece no vídeo também caminha sem sequer olhar para trás mesmo depois de escutar tiros.

Bacioterracino, de 53 anos, era membro da Camorra especialista em assaltos a bancos. A polícia continua sem dados do assassino depois de meses de investigação decidiu exibir o vídeo no sentido de pedir a colaboração dos cidadãos.

Nenhum comentário: