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sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A MODA ANALISADA DA SOMBART

Uma interessante leitura da MODA feita pelo economista e sociologo SOMBART. Vale muito a pena ler!!!

fonte: "Sociologia economica" de Carlo Trigilia - professor universidade de Florença


Com o desenvolvimento do espírito capitalistico, este cresce em intensidade e se espalha para outros grupos sociais e novas áreas geográficas, também se verifica um progressivo estimulo a especialização da funçao empresarial que permite aos empresários concentrar seus esforços em determinadas funções estratégicas – na direção da descentralizaçao da atividade empresarial – que atingir o clímax com o financiador. Portanto, há um impulso para a decomposição do trabalho; era necessário descompor as tarefas mais complexas em uma variedade de tarefas acessíveis também aos trabalhadores pouco qualificados provenientes de áreas rurais, subordinando-lhes às máquinas; a racionalização se estende à empresa no seu todo, que se organiza com uma burocracia interna, ou seja, com uma precisa hierarquia de funções e com precisos procedimentos em relação aos diversos níveis da empresa, adaptando a estrutura da empresa ao objetivo de maior rentabilidade.

Além disso, o desenvolvimento técnico não é obstaculado, mas é estimulada pelo Estado, introduzindo novas técnicas de produção e de transporte: nesse quadro se afirma uma democratização do empreendedorismo no sentido de que é mais fácil o acesso ao papel empreendedor para todos os grupos sociais, porque sao principalmente as componentes cognitivas especializadas a alimentar o espírito empresarial.


Para aumentar a estabilidade do processo produtivo não só é necessário racionalizar o uso do trabalho e a organização empresarial, mas também é fundamental que os consumos sejam influenciados pelas empresas: o instrumento principal do qual se servem as empresas se servem para tal objetivo é constituido da MODA que permite a homogeneização dos consumos, sem a qual o período de utilização de cada bem/produto seria mais longo, mas haveria uma gama muito maior de bens de uso, como aconteceu no primeiro capitalismo. A homogeneidade dos produtos garantidos pela MODA permite que as empresas desfrutem ao maximizar as economias de escala*. Enquanto, inicialmente, a MODA restrita às classes sociais altas, no seguir tende a difunder-se também entre as classes sociais mais baixas, graças às novas condições de vida ligadas ao urbanismo. L MODA torna-se, portanto, um elemento cada vez mais importante para a afirmaçao e ao reconhecimento social, num contexto em que diminuem os antigos laços do tipo comunitario.

*Economias de Escala, a grosso modo, é um processo mediante o cual os custos unitarios de produçao diminuem ao aumentar a quantidade de unidades produzidas ou, dito de outra forma, aumenta a produtividade.

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