RECEBA AS ATUALIZAçOES POR EMAIL

Insira seu email:

(o email para confirmar a ativaçao pode cair na sua caixa de spam. Verifiche-a.)

sábado, 19 de julho de 2008

ADIDAS (Alemanha)

.


Extraìdo do livro "El libro negro de las marcas" ("upgrade" sua mente lendo o livro; tenho certeza que te surpreenderàs! download livro) dos escritores austrìacos Klaus Werner e Hans Weiss. Para maiores informaçoes http://www.markenfirmen.com


"PRODUTOS, MARCAS:

SALOMON (linha sci, patins), BONFIRE (snowboard e roupas para neve), MAVIC (elementos para bicicletas), TAYLORMADE (golf), ERIMA (roupas esportivas)

DADOS DA EMPRESA:

Vendas (2000): 5,8 Bilhoes de euros
Empregados: 13.000


IMPUTAçOES: Exploraçao, trabalho infantil, assédio sexual e outras irregularidades em empresas provedoras.

Na fàbrica Yue Yuen, na China, o salàrio por hora é de 0,21 euros. Alì se trabalha entre 60 e 84 horas por semana. Na Tung Tag Garment Factory (salàrio 0,24 euro por hora) as empregadas pagam multas por chegar tarde, por descansar ou por falar no lugar de trabalho.

No ano 2000, trabalhadoras das empresas provedoras da Adidas em El Salvador, informaram que existiam crianças de doze anos fazendo horas extras e dormindo no piso da fàbrica ate começar a seguinte jornada de trabalho. As trabalhadoras tambem afirmaram que eram obrigadas a realizar horas extras e a submeterse a testes de gravidez, no tempo em que estavam proibidas as licenças por enfermidade e se impedia qualquer tipo de organizaçao tendente a formar um sindicato proprio. Alem disso continuam sendo descobertos novos casos de descriminaçao e assedio sexual.

Tambem nas fàbricas da Indonesia, os trabalhadores (entre eles jovens de menos de quinze anos eram obrigados a realizarem horas extras. As sançoes incluiam reclusao, cortes nos salarios, limpeza dos banheiros e humilhante castigo de ficar parado na frente da fàbrica. De acordo com informaçoes da organizaçao de ajuda aos trabalhadores da Indonesia (PMK) Sucederam reiterados casos de assedio sexual. Alem disso, segundo a mesma fonte o salario se encontra abaixo do minimo estabelecido por lei e a empresa coloca barreiras a atividade sindical independente."

Nenhum comentário: