RECEBA AS ATUALIZAçOES POR EMAIL

Insira seu email:

(o email para confirmar a ativaçao pode cair na sua caixa de spam. Verifiche-a.)

quarta-feira, 16 de julho de 2008

EUA - A filosofia

A filosofia americana é simples e, penso, seja a ùnica explicàvel através da matemàtica mais bàsica ou de uma simples figura.

Basta seguir a fòrmula

BUSH + GUERRA = DINHEIRO

ou a figura...








que em palavras sugere:

Estados Unidos criam um conflito/guerra baseado em informaçoes e documentos falsos elaborados pela CIA e pelos serviços secretos, destroem inteiras cidades, com isso incrementam a domanda bélica (coincidencia que sao o maior produtor) e, depois, fazem concessoes a empresas americanas -- como a Halliburton -- para que essas reconstruam toda a cidade. Assim, aquecem a economia interna, geram empregos e fazem com que o PIB decole.

Basta ver, abaixo, o gràfico dos gastos militares e do crescimento economico extrato do site:

http://www.globalresearch.ca/index.php?context=viewArticle&code=%20NI20061116&articleId=3890





















Que explica o andamento paralelo dos dois parametros, em especial, a partir dos anos 30. O aumento vertiginoso dos gastos militares em vista da Segunda Guerra Mundial coincide com uma imponente fase de expansao economica. Os gastos militares atingem os 43% do PIB (GDP) em 1944 e uma média de 20% durante todo os anos 40.

OBS. A linha fina indica o andamento do percentual anual de crescimento economico do PIB segundo a escala linear da direita.
A linha em negrito mostra o andamento do gasto militar expresso em percentual do PIB e referido à escala logaritmica da esquerda (a escala logaritmica tem o efeito de amplificar as dimensoes dos valores menores e de comprimir aqueles de valor maior)

Com tudo isso cresce o "orgulho" de ser americano, a naçao incrementa a sua qualidade de vida e os seres humanos que vivem em pequenos paìses como Iraque pagam o pato! Simples.




Entretanto alguém ja parou para pensar e fazer uma analogia em relaçao a origem dos produtos que consumimos? Ja pararam para pensar que atras de cada produto que encontramos nas prateleiras de supermercados existe uma certa "filosofia"? E ja pararam para pensar que muitas vezes atras dessa filosofia (que pode ser muito bem maquiada) encontramos historias e historias? Encontramos um ponto de origem? E se parassemos para pensar em um produto de marca "made in USA"? Poderiamos, primariamente, passear pela naçao... depois veriamos a que estado pertence essa empresa... consequentemente a uma cidade e apos ao bairro. Poderiamos entao partir para uma analise das politicas do paìs. Tais como politica externa, influencia continental... mundial... ou entao fazer o caminho contrario... poderiamos ver a politica da empresa para com seu estado... para com o ambiente... para com seus funcionarios... a politica de respeito com a comunidade que a circunda... Ja pararam para pensar que qualquer açao que praticamos resulta alguma reaçao mesmo que nao tenhamos conhecimento dela? Com açoes aparentemente inofensivas como uma simples escolha de um tenis em uma loja de sapatos poderemos estar sendo coniventes, cumplices de atrocidades cometidas por naçoes a inocentes? No caso dos EUA.... Se compro qualquer produto dessa naçao? Com que posso estar colaborando? Posso fazer uma breve analise historia do pais nos ultimos 50 anos, por exemplo.


1953: Os EUA derrubam Mossadeq, Primeiro ministro do Iran, e instalam o ditador Shah.
1954: Os EUA derrubam o presidente da Guatemala, democraticamente eleito, 200.000 civis morreram.
1955: Negros ainda devem sentar na parte de tras dos onibus!
1963: Os EUA organizam o assassinato do presidente Sul-Vietnamita Diem.
1963-1965: O exercito americano extermina 4.000.000 (4 milhoes!!) de civis no Sudoeste da Asia.
1973: (11 setembro.... ironia?!) Os EUA provocam um golpe de estado no Chile. O presidente Allende, democraticamente eleito, é assassinado e o ditador Pinochet é nomeado. 5.000 chilenos assassinados (e outros tantos desaparecidos)
1977: Os EUA mantem o regime militar em El Salvador. 70.000 salvadorenhos e 4 freiras americanas mortas.
Anos 80: Os EUA apoiam Bin Laden e seus amigos terroristas a derrubarem os sovieticos. A "CIA" fornece 3 milhoes de dolares. (interesses guerra fria)
1981: A administraçao Reagan financia os "Contras". 30.000 mil nicaraguenses morrem.
1982: Os EUA fornecem bilhoes de ajuda em armas a Saddam Hussein para derrubar (matar) iraquianos.
1983: A Casa Branca fornece, secretamente, armas ao Ira para matarem os iraquianos.
1989: Manuel Noriega, agente da CIA, é feito (nao eleito!) presidente do Panama e desobedece a Washington. Os EUA invadem o Panama e derrubam Noriega. 3.000 panamenhos (civis) morrem.
1990: O Iraque invade o Kuwait com armas americanas.
1991: Os EUA entram no Iraque. Bush reestabelece a ditadura no Kuwait.
1998: Clinton bombardeia uma fabrica de armas no Sudao, fabrica que afinal fabricava ASPIRINAS.
1991-97: avioes americanos bombardeiam o Iraque semanalmente. ONU estima que 500.000 crianças iraquianas morreram com bombas e sançoes economicas.
2000-01: Os EUA dao 245 milhoes de dolares ao regime Talibam do Afeganistao.

(FONTE: Filme Bowling for Columbine (Michael Moore))

"Não custa recordar que os dois primeiros pretextos invocados por Bush para invadir o Iraque foram: 1. as ações terroristas de 11 de setembro nos EUA, nas quais não houve qualquer envolvimento do Iraque; 2. as inexistentes armas de destruição em massa do regime de Saddam Hussein (que uma equipe de centenas de especialistas da CIA procurou inutilmente, depois da invasão, durante mais de um ano).

O terceiro pretexto, como sabemos, "veio a posteriori". Depois da invasão e ocupação do Iraque, constatada a falsidade das alegações do governo americano para a guerra (lançada com pretexto fraudado), o presidente Bush agarrou-se à nova fantasia - a de livrar o país de um ditador e instalar regime capaz de, como um farol, disseminar a democracia em todo o Oriente Médio. O regime é um desastre e o país está em guerra civil".

Ainda recordamos que ate o inicio do ano adicionavam-se 700.000 iraquenos a lista dos mortos.

(FONTE http://www.psbnacional.org.br/materias.php?idM=208&pH=5 Argemiro Ferreira - jornalista residente em NY)

Ainda podemos citar a reportagem do site http://www.cartacapital.com.br/edicoes/2006/06/397/4800/ que nos ilustra alguns fatos inacreditaveis como o assassinato de duas mulheres (uma delas GRAVIDA) entre outras mentiras de fatos ocorridos no Iraque.

Sem contar com a guerra do Vietna que gerou 2.000.000 (milhoes!!) de mortos civis e militares (nota-se que os militares eram o proprio povo que era maioria comunista!!)

"O total de vítimas da Guerra do Vietnã entre os anos de 1964 até 1975 é impreciso, oscilando entre 1 milhão e meio a dois milhões de vietnamitas mortos, entre civis e militares, que de certa forma significavam a mesma coisa, pois o povo era quem compunha o exército da guerra. Parte considerável da população economicamente ativa do país morreu durante o conflito. Este fato provocou uma grave crise econômica nos anos seguintes ao término do conflito."

Essa guerra teve consequencias devastadoras ao ambiente e deixou sequelas na populaçao do pais. Os americanos usaram um produto quimico que, devido a negligencia e pressa para usa-lo na guerra, tinha o processo de purificaçao incompleto e apresentava teores elevados de substancias cancerigenas como a dioxina tetraclorodibenzodioxina.

"Entre as novas tecnologia usadas pelos americanos estava os sprays desfolhadores de árvores. Este produto químico era conhecido como o Agente laranja. A guerrilha do norte se escondia em arbustos provocando grandes baixas nos soldados aliados. Era necessário desfolhar estas árvores para visualizar o inimigo. Muitos dos combatentes vietnamitas fugiam em túneis. O impacto ecológico deste agente químico foi catastrófico para a cobertura vegetal e para a população que habitava a região. Ainda hoje é possível perceber resíduos nos sistemas ecológicos em várias partes no país".

E os escravos trazidos da Africa? Estimados em 600.000!!!! (http://pphp.uol.com.br/tropico/html/textos/2644,1.shl )

Mas saliento que os escravos nao acabaram... o que mudou é que agora eles nao sao mais arrancados dos seus paises e trazidos em navios de escravos (negreiros) para territorio nacional. Ao contrario trabalham como escravos em suas proprias naçoes como é o caso da poderosa NIKE. Que se aproveita de regimes politicos deboles de naçoes que AINDA aceitam o trabalho infantil, fazendo com que o custo da mao-de-obra dos seus produtos seja baixissima e que a margem de lucro da empresa aumente.

Saia do salto alto, deixe o consumismo e a idiotice de lado e comece a exercer sua cidadania. Mas amplie seu campo de visao. Nao exerça sua cidadania apenas dentro do seu quintal. Procure ser um cidadao nacional e internacional. Seja alguem diferente, seja alguem consciente de suas açoes e das reaçoes que elas desencadeiam dentro e fora do seu pais. Afinal de contas, o mundo pertence a humanidade e os confins territoriais sao uma estupidez criada pelo homem por motivaçoes e convicçoes pessoais.

Realmente, por uma questao de principios e moral devemos nos perguntar se nao é hora de começarmos um boicote economico a essa naçao mesquinha. E é muito facil fazer isso... basta ter um pouco de vontade, vergonha na cara e nao comprar mais produtos de empresas americanas e quem sabe valorizar mais nossos produtos nacionais. Nao esquecendo que, teoricamente, tudo aquilo comprado e fabricado no Brasil tende a aquecer a economia nacional e nao encher ainda mais os bolsos de especuladores internacionais e acionistas de multinacionais. E tomemos isso como base para toda e qualquer empresa que nao tenha uma conduta adequada ao que hoje, visto nossa evoluçao, consideramos moralmente correto.


Nenhum comentário: