RECEBA AS ATUALIZAçOES POR EMAIL

Insira seu email:

(o email para confirmar a ativaçao pode cair na sua caixa de spam. Verifiche-a.)

segunda-feira, 21 de julho de 2008

NIKE (ESTADOS UNIDOS)


Extraìdo do livro "El libro negro de las marcas" ("upgrade" sua mente lendo o livro; tenho certeza que te surpreenderàs! download livro) dos escritores austrìacos Klaus Werner e Hans Weiss. Para maiores informaçoes http://www.markenfirmen.com

Certo que escrevendo sobre a NIKE terìamos assunto para contar a perder de vista. Aqui fica sò um pequeno registro, mas jà pode ser um pouco ùtil. Sites de organizaçoes para consulta nao faltam. Entao sejam conscientes, mexam-se e boicotem-la!


"DADOS DA EMPRESA:

Vendas (1999): 9,5 Bilhoes de euros
Sede: Beaverton (Oregon, EUA)

IMPUTAçOES: Exploraçao, trabalho infantil, assédio sexual e outras irregularidades em empresas fornecedoras:

Enquanto o presidente Phil Knight é amis que multimilionàrio, a costureira de uma fornecedora, por exemplo a de Wellco na China, ganha 0,17 euro por hora. Por isso, o lìder mundial entre as marcas esportivas se tornou o alvo predileto dos movimentos de direitos humanos e de crìtica à globalizaçao. Vale dizer que nao é de todo justo, por que as principais concorrentes da Nike nao sao nem um pouco melhores. De todas as formas, como demonstram informes recentes, a imputaçao nao é errada.

Por exemplo, em janeiro de 2001 cairam acusaçoes sobre a Nike a causa da situaçao na planta mexicana de Kukdong. O tema eram as medidas repressivas e as demissoes ilegais em massa registradas contra empregados que protestavam pelas condiçoes de trabalho. No ano 2000, alì foram fabricados cerca de um milhao de vestes esportivas para Nike e 40 mil para Reebok. Com os protestos internacionais, Nike formou uma comissao investigadora que cita testemunhos de trabalhadores afirmando que tinha jovens de 13 e 14 anos trabalhando em Kukdong.

A comissao ainda constata casos de assédio sexual. Assim se manifesta Nike frente a nossa consulta:"Muitas das imputaçoes sao infundadas". Porém agrega:"Nenhuma fàbrica é perfeita, cremos que podemos melhorar os lugares de trabalho de forma constrante". O diretor de assuntos globais escreve que é por isso que nos ùltimos dois anos se realizaram esforços para introduzir melhoras no que se refere à idade dos trabalhadores, ao salàrio e à qualidade do ar na plantas de fabricaçao.

Em fevereiro de 2001, Nike voltou a ocupar os jornais: uma investigaçao realizada em nove plantas fornecedoras da Indonésia revelou a existencia de denùncias massivas a causa de assédio sexual e de maltratos fìsicos aos quais estao expostas as operàrias."

Nenhum comentário: