RECEBA AS ATUALIZAçOES POR EMAIL

Insira seu email:

(o email para confirmar a ativaçao pode cair na sua caixa de spam. Verifiche-a.)

domingo, 20 de julho de 2008

SALVATORE CACCIOLA, ex-banqueiro (quebrou banco MARKA)

Salvatore Cacciola chega ao Brasil; ele será transferido para o presídio de Bangu 8


Do site

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u423323.shtml


Caso Cacciola


Nesta quinta-feira, o ex-banqueiro Cacciola desembarcou no Brasil depois de uma viagem que o trouxe de Mônaco, onde estava preso desde setembro do ano passado. Ele estava acompanhado por uma escolta formada por agentes da PF e funcionários do Ministério da Justiça. Por decisão do STJ, Cacciola não foi algemado pois não representava risco aos policiais que o acompanhavam.

Ele disse que nunca foi um foragido da Justiça. "Fui para a Itália com passaporte carimbado", afirmou, dizendo ainda estar "tranqüilo" e confiante na Justiça. Cacciola destacou que dez outras pessoas condenadas no mesmo processo estão livres e trabalhando. "A única diferença é que eu estava na Itália."

O ex-dono do Banco Marka está foragido há oito anos. Ele foi condenado à revelia no Brasil a 13 anos de prisão pela prática de vários crimes.

Em 1999, o banco Marka quebrou com a desvalorização cambial. Mas contrariando o que ocorria no mercado, o Marka e o banco FonteCindam assumiram compromissos em dólar.

O banco de Cacciola, por exemplo, investiu na estabilidade do real e tinha 20 vezes seu patrimônio líquido comprometido em contratos de venda no mercado futuro de dólar.

O Banco Central socorreu as duas instituições, vendendo dólares com cotação abaixo do mercado, tentando evitar que quebrassem. A justificativa para a ajuda oficial às duas instituições foi a possibilidade de a quebra provocar uma "crise sistêmica" no mercado financeiro.

Em 2005, a juíza Ana Paula Vieira de Carvalho, da 6ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, condenou Salvatore Cacciola, à revelia, a 13 anos de prisão.

O então presidente do BC, Francisco Lopes, recebeu pena de dez anos em regime fechado e a diretora de Fiscalização do BC, Tereza Grossi, pegou seis anos. Os dois recorreram e respondem ao processo em liberdade.

Em 18 de setembro do ano passado, a juíza federal Simone Schreiber, da 5ª Vara Federal Criminal do Rio, determinou a prisão preventiva do ex-banqueiro.

Nenhum comentário: